5 hábitos que você precisa começar a praticar hoje

5 hábitos que você precisa começar a praticar hoje

Começar a praticar novos hábitos ou deixar os velhos para traz requer muita disciplina e precisa estar no seu plano de desenvolvimento pessoal. Não é à toa que especialistas do mundo todo tentam entender até hoje como alguns hábitos podem influenciar nossas vidas. Um estudo feito pela Universidade Duke (EUA), por exemplo, mostrou que os hábitos são responsáveis por aproximadamente 40% das nossas atitudes diárias. Mas, afinal, quais hábitos você precisa começar a praticar hoje e que podem lhe ajudar a melhorar as suas relações pessoais e profissionais, além de manter o cuidado com a sua saúde mental.

 

1  – Gratidão

Começar a praticar hoje a gratidão pode ser o que estava faltando para ver mudanças significativas na sua jornada pessoal e profissional. Além disso, pessoas que praticam o hábito da gratidão são mais bem-humoradas e otimistas, conforme apontam estudos da Universidade da Califórnia, liderados pelo professor de psicologia Robert A. Emmons. Ok, falar é fácil, mas como demonstrar a gratidão? Uma boa dica é dar um sorriso àquela pessoa que você precisa agradecer, fazer um elogio sincero a alguém e saber também recebê-los com alegria. Por fim, ter paciência para lidar com quem está naquele dia bad vibes” e não deixar que isso afete a sua evolução.

 

2  – Flexibilidade

Esse hábito é essencial para quem quer aprender a lidar positivamente com todas as mudanças que o mundo tem passado nos últimos anos, sobretudo em um cenário cada vez mais adverso como o atual, principalmente nos ambientes de trabalho com horários cada vez mais flexíveis, possibilidade de home office, além do aumento da autonomia dentro das equipes. Tudo isso faz com que essa soft skill seja uma das mais valorizadas na hora de dar aquele match na vaga dos sonhos e, com certeza, merece entrar na sua lista.

 

3 – Honestidade

Que a honestidade e a transparência nas relações interpessoais são importantes é unanimidade, ok? Com base nisso, reflita um pouco e responda: quantas pessoas você conhece que realmente colocam em prática esses hábitos? Por isso, ter  esse valor como base no dia a dia pode abrir muitas portas e lhe ajudar a estreitar relações duradouras durante a sua trajetória profissional.

 

4  – Cultivar o autocuidado

Você costuma destinar uma parte do seu tempo para cuidar um pouco de si? Parece óbvio, mas a correria do dia a dia pode acabar nos impedindo de começar a praticar hábitos de autocuidado que são garantia de bem-estar,  autoestima e até mesmo sinônimos de saúde física e mental. Comece incluindo na sua rotina a leitura daquele livro que você ama ou ainda aquela atividade física que você sempre quis fazer, mas deixou para depois. Enfim, explore todas as possibilidades possíveis e aproveite ao máximo esses momentos.

 

5  – Manter o equilíbrio emocional

Conhecer as suas emoções e trabalhar a sua inteligência emocional podem aumentar as suas chances de crescimento profissional em até 40%, de acordo com a Harvard Business Review. Além disso, um estudo divulgado pelo Fórum Econômico Mundial aponta a inteligência emocional como uma das 10 soft skills mais relevantes para o futuro do mercado de trabalho. Resumindo: não perca mais tempo, coloque o controle emocional em prática e aproveite as conquistas que virão a seguir.

 

Dica bônus: como criar bons hábitos

Basicamente, nossos hábitos acontecem em um looping de gatilho, rotina e recompensa. Repare o que lhe faz parar para rolar a tela do celular, por exemplo. Você vai descobrir que algum gatilho foi acionado para esse momento: pode ter sido o encerramento de uma tarefa ou a necessidade de ver as notificações das mensagens, enfim, esse é um padrão que se repete. A rotina, nesse caso, é rolar a tela do celular e a recompensa é a gratificação que faz com que o hábito se repita, como a distração antes de começar a nova tarefa ou a troca de ideias com os colegas. Sendo assim, identifique esses padrões, o que faz com que você entre nesse looping e passe a fazer alterações conscientes nos seus hábitos.

 

Agora que você já sabe por onde começar, aproveite para desenvolver ainda mais alguns hábitos com o Perspectivação, as oficinas do ISAE que vão lhe ajudar a ir além e promover o seu desenvolvimento pessoal e profissional.

Mail

Faça parte da nossa rede e receba,
em primeira mão, as notícias de cursos,
descontos e eventos que acontecerão no ISAE!

Skip to content