5 dicas para liderar em tempos de crise

5 dicas para liderar em tempos de crise

 

Liderar em tempos de crise é um grande desafio. É necessário que o profissional seja um exemplo do que a empresa espera para o time e, além disso, ele também precisa possuir desenvoltura e versatilidade para lidar com os mais variados perfis para garantir que a equipe esteja sempre engajada e com os resultados em dia. Imagine adicionar a esse cenário, já bastante complexo, uma crise e todas as incertezas que vem com ela: pronto, as dificuldades são dobradas.

 

Apesar do impacto com os obstáculos, tudo é uma questão de reflexão e observação. É durante os tempos de crise que as maiores oportunidades aparecem e grandes profissionais ganham a chance de se sobressair. Você pode aproveitar o momento para desenvolver skills que vão te ajudar a lidar com momentos futuros de imprevisibilidade. Separamos algumas delas para você começar a colocar em prática agora

 

1. Desenvolva a sua visão estratégica

 

Uma coisa é fato: quem está um passo à frente nos acontecimentos, sempre consegue se adaptar de forma mais rápida em tempos de crise. Um bom exemplo são as empresas que já ofereciam atendimento virtual mesmo antes da pandemia e conseguiram manter seus negócios ativos. Desenvolver a sua visão estratégica é o que vai te permitir liderar sempre pensando no futuro e no que pode acontecer, facilitando a sua tomada de decisão e adaptabilidade.

 

2. Liderar em tempos de crise é fazer testes

 

Quando o cenário é imprevisível e desafiador para todos, não tem receita de bolo, por isso, para liderar com segurança, crie o hábito de analisar todos os resultados e, com base neles, basta definir algumas soluções possíveis e testá-las, afinal, é assim que você vai saber o que realmente funciona e o que não deve ser considerado em situações semelhantes.  

 

3. Pratique a transparência

 

Quer liderar com sucesso? Então não deixe  a sua equipe no escuro, principalmente em tempos de crise, momento em que as cobranças e os níveis de estresse costumam ir para as alturas. Seja claro ao informar decisões, de onde elas vieram e seus possíveis riscos, assim todos estarão na mesma sintonia e engajados no objetivo traçado.

 

4. Engaje a sua equipe

 

Liderar sozinho? Jamais! Sua equipe é sua principal aliada, principalmente em tempos de crise. Por isso, mobilize todos, reforçando as mudanças necessárias para vencer o momento atual, além de ressaltar a importância da parceria e do diálogo constante para garantir que todos estejam em sintonia e focados nos objetivos coletivos, além de otimistas para vencer qualquer obstáculo do caminho e contribuir para chegar lá.

 

5. Invista nas suas habilidades de comunicação, planejamento e finanças

 

Conhecimento nunca é demais e abre muitas portas. Faça atualizações constantes com cursos, palestras e outras oportunidades, afinal, tudo isso proporciona que você se relacione com outros profissionais e troque experiências. Além disso, também te ajuda a ter novas ideias e visões diferentes sobre o mesmo tema. 

 

Caso esteja precisando dar aquele upgrade nas suas skills, aproveite para conferir o MBA em gestão empresarial do ISAE/FGV. Por meio dele, você vai desenvolver na prática uma visão estratégica para enfrentar as mais desafiadoras situações e estar preparado para liderar em qualquer situação.

Mail

Faça parte da nossa rede e receba,
em primeira mão, as notícias de cursos,
descontos e eventos que acontecerão no ISAE!

Skip to content