Área

Ciências Ambientais

Área de concentração

Governança e Sustentabilidade

Coordenação

Coordenação: Professora Dra. Isabel Jurema Grimm

 

Pontos Fortes do Programa


Como pontos fortes do Programa, podem ser destacados:

1. Inserção social junto a organizações públicas, associações (da área comercial, de serviços e industrial), empresas privadas e empreendimentos cooperativistas;

2. Constitui-se em referência no Paraná na área de educação profissional em nível de pós-graduação;

3. Parcerias com instituições Nacionais e Internacionais;

4. Perfil dos alunos;

5. Participação em Fóruns internacionais voltados à Governança e Sustentabilidade (ONU, ONU/PNUD, PRME, Pacto Global, Mudanças Climáticas);

6. Comprometimento do Quadro Docente;

7. Infraestrutura;

8. Acesso a capacitações extracurriculares.

 

O Programa de Pós-Graduação em Governança e Sustentabilidade (PPGS) – Reconhecido e recomendado pela CAPES foi criado em 2013 com o objetivo de oferecer um curso de Mestrado que estimule a produção de conhecimento aplicado em temas atuais como Desenvolvimento Sustentável, Governança Organizacional, Governança Pública, Governança de Redes Interorganizacionais, Inovação, Internacionalização, Políticas Públicas, Sustentabilidade, Tecnologias Ambientais.

Seguindo as diretrizes dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e os Princípios para Educação Empresarial Responsável (PRME), o Mestrado Profissional em Governança e Sustentabilidade é o primeiro do Brasil a abordar estas duas áreas do conhecimento, com o objetivo de formar lideranças que promovam a governança responsável e a sustentabilidade corporativa.

 

O desafio do Mestrado Profissional em Governança e Sustentabilidade

Frente ao desafio da busca da sustentabilidade no contexto atual, sobretudo no que tange à necessidade de adequação estratégica por parte das organizações, os processos de governança e sustentabilidade são exigências sociais, manifestadas pelas políticas públicas, pelas empresas e pela sociedade civil organizada. Em consonância com estas diretrizes, a governança, em seu conjunto de princípios, emerge como estratégia de recondução e alinhamento dos objetivos organizacionais a estas necessidades e demandas. Assim, o estudo de problemas e práticas relacionados à governança para a sustentabilidade em organizações públicas, privadas e do terceiro setor, torna-se necessário e relevante, de forma a compreender e potencializar resultados, gerando novos conhecimentos e formando profissionais capacitados para atuação na temática nos vários setores socioeconômicos e socioambientais.

 

Interdisciplinaridade


Para atender as características desafiadoras da área de Ciências Ambientais, o Mestrado Profissional em Governança e Sustentabilidade tem a interdisciplinaridade como elemento norteador do programa. A interdisciplinaridade se manifesta no corpo docente que é formado por pesquisadores com experiência profissional e acadêmica em diversas áreas, atuando em projetos aplicados e de pesquisa acadêmica. A interação dos docentes a partir das linhas de pesquisa do programa, e dos projetos de pesquisas nas suas respectivas áreas, têm as diretrizes dos ODS (Objetivos de desenvolvimento Sustentável) como eixo norteador, enriquecendo o conhecimento construído por docentes e mestrandos.

 

Perfil do egresso


O Programa de Mestrado Profissional em Governança e Sustentabilidade do ISAE proporciona a formação de profissional altamente capacitado em prover soluções de governança tendo como interface a perspectiva da sustentabilidade, para atuação em organizações e projetos em âmbito público e privado.
Essa formação se dá mediante o aprofundamento das bases teóricas e metodológicas que fundamentam a busca da sustentabilidade, como parte inerente dos processos de governança. Esse aprofundamento se consolida pela transformação do mundo do trabalho em espaço de aprendizagem e formação privilegiada, por meio do estudo de práticas concretas em organizações, visando compreender e potencializar seus resultados de projetos associados à governança e à sustentabilidade.

 

Diferenciais


Mestrado Profissional

Por ser uma instituição atuante junto à órgãos supranacionais de promoção da sustentabilidade, o ISAE escolheu oferecer uma proposta de formação profissional voltada ao mundo do trabalho, contemplando também competências acadêmicas. Por isso um curso de Mestrado. O curso de Mestrado Profissional incentiva seus participantes a desenvolver autonomia intelectual fundamentada em metodologia científica, teorias e conceitos atuais e contextualizados. Ao mesmo tempo, as pesquisas desenvolvidas possuem forte orientação para a análise e solução de situações práticas do cotidiano da realidade estudada.

No ISAE, os alunos do pós-graduação stricto sensu são estimulados a participar de todas as atividades oferecidas pelo ISAE – como o Perspectivação – e a interagir com alunos do lato sensu em ambientes agradáveis e produtivos. Da participação em seminários, palestras, cursos e grupos de pesquisa nascem oportunidades dos discentes ampliarem sua bagagem de conhecimentos aplicados e sua rede de relacionamentos, gerando capital social único e inalienável que poderá ser utilizado no seu projeto acadêmico e/ou na sua carreira profissional.

Centro de Pesquisa

O Centro de Pesquisa do ISAE promove e apoia a participação dos seus docentes e discentes em eventos e projetos de pesquisa científica ou de inserção social nas áreas de Ciências Ambientais, Gestão, Governança, Sustentabilidade e Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS)

São objetivos do Centro de Pesquisa ISAE

  • Fomentar a pesquisa acadêmica que gere inserção social e/ou produções bibliográficas com parceiros nacionais e internacionais (individuais ou organizacionais: Instituições de Ensino, Centros de Pesquisa, Organizações);
  • Incentivar pesquisas integrando alunos do Stricto, Lato Sensu e graduação;
  • Realizar parcerias institucionais para intercâmbio de docentes e discentes.

Para conhecer mais da produção científica e técnica do Centro de Pesquisa clique aqui.
Para conhecer mais sobre os projetos de Inserção Social do Centro de Pesquisa clique aqui.

Reconhecimento institucional e atuação internacional

O Mestrado Profissional em Governança e Sustentabilidade do ISAE participa ativamente de ações da ONU, por meio de projetos como o PRME e Pacto Global e reconhecida como promotora ativa dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Além disso o ISAE participa ativamente de eventos acadêmicos tais como:

  • EnANPAD (Encontro Nacional da Associação Nacional de Programas de Pós-graduação em Administração)
  • CBEO (Congresso Brasileiro de Estudos Organizacionais)
  • CBESA (Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental)
  • CLADEA (Conselho Latino Americano de Escolas de Administração)
  • CR3+ (Conferência Internacional de Responsabilidade Corporativa e Sustentabilidade)
  • Responsible Management Education Research Conference (Conferência Internacional de Educação e Pesquisa sobre Gestão Responsável)
  • SINGEP (Simpósio Internacional de Gestão de Projetos, Inovação e Sustentabilidade)

 

Estrutura Curricular


Flexibilidade

As ementas das disciplinas, o cronograma de aulas, a carga de estudo e pesquisa necessárias para a realização do curso do Programa de Mestrado Profissional em Governança e Sustentabilidade foram planejadas para se adequar às rotinas e agendas de profissionais que possuem interesse nos temas de Governança e Sustentabilidade em todo o Brasil. Cada mestrando pode planejar a realização das disciplinas e a participação em atividades complementares como seminários temáticos, visitas técnicas, workshops e grupos de pesquisa, conforme sua disponibilidade e seu interesse de aprendizado e pesquisa.

 

Estrutura do Programa


O Programa de Pós-Graduação em Governança e Sustentabilidade (PPGS) é responsável pelo Centro de Pesquisa ISAE e pelos cursos Stricto Sensu listados abaixo:

Mestrado Profissional em Governança e Sustentabilidade – MPGS

Este é um produto original do ISAE de Curitiba, elaborado com a mesma qualidade acadêmica e profissional dos melhores programas de pós-graduação profissional stricto sensu do Brasil.

O curso tem duração de 24 meses. As disciplinas são trimestrais, com encontros semanais que ocorrem nas quintas e sextas-feiras. Cada aluno deverá cumprir o mínimo de 26 créditos para a titulação, sendo 09 créditos para as Disciplinas Obrigatórias, 15 créditos em Disciplinas Eletivas e dois créditos referentes à Defesa da Dissertação.

A recomendação e o reconhecimento do curso é realizado pela CAPES, que é o órgão do governo federal que avalia os cursos stricto sensu a cada quatro anos, e divulga os pontos de melhoria e a nota final do curso que vai de 3 a 5 (para os cursos profissionais).

O Diploma emitido pelo ISAE é reconhecido pela CAPES e pelo mercado de trabalho em todo o Brasil, seja na área acadêmica ou profissional.

Área do Conhecimento – Ciências Ambientais

A Área de Ciências Ambientais para os cursos Stricto Sensu no Brasil foi criada pela CAPES[i] em 2011, com o objetivo de atuar sobre a complexidade dos problemas ambientais que emergem no mundo contemporâneo, das relações entre a natureza, o ser humano e a sociedade do trabalho, muitas vezes decorrentes do próprio avanço dos conhecimentos científicos e tecnológicos. A natureza complexa desta área de conhecimento pede diálogos entre diferentes disciplinas das ciências naturais, humanas, sociais e sociais aplicadas. Diante disso, desafios teóricos e metodológicos colocam-se para os pesquisadores que se dedicam a produção de conhecimentos em Ciências Ambientais.

 

Linhas de Pesquisa


Governança

Concentra-se em estudos e publicações sobre as várias perspectivas que norteiam a governança, envolvendo aspectos da estrutura e gestão corporativa, pública e de redes, assim como, a pesquisa teórico-empírica sobre normas, regras e práticas de controladoria, contabilidade, gestão de conflitos, gestão de riscos, estratégia e processo decisório.

Sustentabilidade

Enfatiza a pesquisa sobre as interações entre sociedade, meio-ambiente e a produção econômica no contexto da gestão sustentável (triple bottom line) ou das tecnologias aplicadas a redução do impacto da ação do ser humano sobre o meio. Esta linha abrange, pesquisas em âmbito urbano e rural, em setores públicos e privados.

 

Disciplinas Obrigatórias


  • Metodologia de Pesquisa
  • Dimensões da Sustentabilidade
  • Dimensões da Governança

 

Disciplinas Eletivas


  • Métodos Qualitativos em Governança e Sustentabilidade
  • Métodos Quantitativos em Governança e Sustentabilidade
  • Meio Ambiente e Atividades Impactantes
  • Responsabilidade Social Sob a Perspectiva do Voluntariado Corporativo
  • Organização, Trabalho e Subjetividade
  • Governança e Gestão Corporativa
  • Sustentabilidade nas Organizações
  • Teoria das Organizações
  • Seminários Temáticos
  • Tópicos Especiais

 

Horários do Curso

O curso será realizado na sede do ISAE, nos períodos vespertino (14h às 18h) e noturno (18h30 às 22h30), na forma seguinte:

a) Disciplinas obrigatórias: ofertadas quinzenalmente nas quintas-feiras e sextas-feiras no período noturno;
b) Disciplinas Eletivas e de Tópicos Especiais: ofertadas quinzenalmente, nas quintas-feiras e sextas-feiras, nos períodos vespertino e noturno;
c) As disciplinas Eletivas serão ofertadas tanto nas mesmas semanas que as das obrigatórias (no período vespertino), quanto nas semanas alternadas (nos períodos vespertino e noturno).

 

[i] CAPES é o órgão do Governo Federal, vinculado ao Ministério da Educação, que define as normas de funcionamento, supervisiona os trabalhos e avalia os cursos de pós-graduação stricto sensu no Brasil. Clique aqui para ver o registro do MPGS na CAPES.

Em caso de dúvidas clique aqui!

 

 

EU QUERO SER MESTRE!